quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Base Nacional Comum Curricular, por que mudou?


Base Nacional Comum Curricular, por que mudou?


Primeiramente, entendam o que é BNCC e o que a faz tão importante:



     A Base Nacional Comum Curricular é um documento que aborda as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

      Ela é referência para a formação curricular das escolas de Educação Básica.

     Elaborada com base na Constituição Federal de 88 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), todas as escolas (estaduais, municipais, particulares e do Distrito Federal) devem ter os seus currículos baseados na BNCC.

       Veja no trecho:

Com a homologação da BNCC, as redes de ensino e escolas particulares terão diante de si a tarefa de construir currículos, com base nas aprendizagens essenciais estabelecidas na BNCC, passando, assim, do plano normativo propositivo para o plano da ação e da gestão curricular que envolve todo o conjunto de decisões e ações definidoras do currículo e de sua dinâmica. (BNCC)

      Por isso ela é tão importante, pois oferece uma educação básica igualitária para toda a população do país.

       Visto que, um aluno do norte terá a na sua base os mesmos conteúdos que um aluno do sul. Não só igualando os ensinos das escolas públicas, mas também das particulares. 

        Promovendo a igualdade educacional.

        Assim, todos terão acesso a uma educação de base igual.

   É importante ressaltar também que a BNCC estabelece competências para todos os segmentos da educação, desde a Educação Infantil ao o Ensino Médio.
  

Por que mudou?




      Ela foi modificada com o intuito de promover uma reforma na Educação Básica e se adaptar as novas mudanças sociais.

     Mudanças essas que começaram no ano de 2.019, o ano em que foi divulgada.

    Mas, no referido ano, foi só um ano de adaptação, ou seja, um ano para ir introduzindo vagarosamente a nova BNCC.

      Sendo que, nesse ano de 2.020, todas as escolas deverão estar com seus currículos adaptados de acordo com as suas novas diretrizes.



Quais mudanças serão feitas na educação infantil e ensino fundamental - anos iniciais?




# Na educação Infantil:

      A nova BNCC trará a orientação de trabalhar com foco nos eixos estruturais, direitos de aprendizagem da criança e campos de experiência.

    Com a nova Base eles ganharão um enfoque maior na rotina escolar e nas práticas pedagógicas.

   Dando ênfase também nos eixos estruturais, interagir e brincar, que são partes fundamentais do desenvolvimento da aprendizagem.


# Ensino fundamental:
     De acordo com a BNCC, devemos considerar ensino fundamental – anos iniciais do 1º ao 5º ano, enquanto os Anos Finais do 6º ao 9º ano.
    Ela modifica a forma com que os conteúdos serão trabalhados em sala de aula ganhou novo foco.
    Agora as divisões serão feitas por unidades temáticas, que consiste na reunião de um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade.
     Somente a parte de língua portuguesa não está estruturado em unidades temáticas.
    Veja abaixo os componente curricular de acordo com a nova BNCC:
  1. Linguagens
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa.
  1. Matemática
Componente curricular: Matemática.
  1. Ciências da Natureza
Componente curricular: Ciências.
  1. Ciências Humanas
Componentes curriculares: História e Geografia.
  1. Ensino Religioso
Componente curricular: Ensino Religioso.
     As modificações não acontece somente nos conteúdos e eixos temáticos, mas também no processo de alfabetização.

    Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, o foco da ação pedagógica será a alfabetização. 
    Veja nos tópicos abaixo,as competências e as habilidades envolvidas no processo de alfabetização, e que a criança deve desenvolver:
  • Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação);
  • Dominar as convenções gráficas (letras maiúsculas e minúsculas, cursiva e script);
  • Conhecer o alfabeto;
  • Compreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita;
  • Dominar as relações entre grafemas e fonemas;
  • Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras;
  • Saber decodificar palavras e textos escritos;
  • Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura (fatiamento).
      
     Segundo a nova BNCC, por exemplo, os alunos já deverão sair do 2º ano alfabetizados, ou seja, sabendo ler e escrever.

     Mas, a parte de ortografia, será mais cobrada a partir do 3º ano.

    Percebe-se que muito mudará na educação básica com a nova BNCC, para que os resultados sejam os positivos possíveis, é necessário um engajamento maior das escolas, professores, alunos e famílias.

       Visto que, o desenvolvimento do aluno só é completo quando há uma parceira entre todos esses.