Planos de aula: as plantas
2º ano
Habilidades da BNCC a serem trabalhadas:
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
(EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.
(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
A
IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS
As
plantas e os animais são seres
vivos, pois nascem, crescem se
reproduzem e morrem.
A
diferença entre eles é que as
plantas são capazes de
produzir seu próprio alimento.
Essa
característica das plantas é
muito importante, pois é
através do processo de produção do seu que alimento (fotossíntese)
que elas liberam
oxigênio que respiramos.
As
plantas também são a base da nossa alimentação.
RESPONDA
NO CADERNO:
1)
Por que as plantas são consideradas seres vivos?
2)
Por que as plantas são importantes para nós?
ONDE VIVEM AS PLANTAS
As
Plantas vivem em diferentes
ambientes, e são classificadas de acordo com esses ambientes:
-
Plantas terrestres: são
aquelas que vivem na terra.
Exemplos:
árvores, rosas, grama, entre outras.
-
Plantas aquáticas: são
aquelas que vivem na água.
Exemplos:
Vitória régia, flor de
lótus, igarapé, entre outras.
-
Plantas aéreas: são
aquela que vivem presas nos galhos das árvores.
Exemplos:
Orquídeas,
samambaia,
entre
outras.
ESTUDO
DO TEXTO
1)
Preencha as lacunas:
a)
As plantas ____________________, vivem presas nos galhos das árvores.
b)
As plantas ______________________, vivem dentro da água.
c)
As plantas ______________________, vivem na terra.
2)
Desenhe um exemplo para cada
ambiente das plantas:
a)
Terrestre:
b)
Aquático:
c)
Aéreo:
DO
QUE AS PLANTAS PRECISAM PARA VIVER?
Para
viver as plantas precisam de:
-
Solo: as plantas fixam suas raízes no solo. Do
solo, elas retiram a água e sais minerais.
-
Água: hidrata as plantas,
evitando que elas
sequem e morram.
-
Sais Minerais: deixam a planta forte.
-
Ar: as plantas precisam de ar para respirar e fabricar o seu
alimento.
-
Luz solar: o Sol é necessário para auxiliar as plantas na
fabricação de seu alimento.
-
Temperatura
adequada.
-
Espaço
suficiente para se desenvolverem.
ATIVIDADE PRÁTICA
(EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas
em geral.
Se na sua escola tiver um jardim ou área verde, você pode desenvolver a atividade prática nela. Mas, se não tiver, você pode realizar no pátio ou quadra.
Material:
- Copos vazios de iogurte(pode abordar o tema reciclagem);
- Faca (para furar os copos);
- Caixa de sapato;
- Terra;
- Água;
- Sementes de feijão/alpiste.
Desenvolvimento:
Junto com as crianças, fure os copos de iogurte, falando sobre a importância de furar os potes, para que fique na terra somente a quantidade de água necessária para a sobrevivência da planta.
Se não furar para a água sair, a planta morre pelo excesso de água.
Agora, peça que as crianças coloquem terra nos copos.
Após, todos terminarem de encher os copos, peça que furem um buraquinho com o dedo na terra no centro copo, e plantem a semente.
Feito isso, separe os alunos de acordo com o que deve acontecer com os seus copos:
- Serão colocados onde bate sol e aguados todos os dias;
- Serão colocados onde bate sol e não serão aguados;
- Serão colocados na sombra e aguados todos os dias;
- Serão colocados na sombra e não serão aguados;
E escolha alguns que deveram ficar dentro da caixa de papelão de acordo com as instruções abaixo:
- Fure um círculo do lado da caixa de papelão;
- Coloque o copo com a semente lá dentro e regue todos os dias.
Obs: Você pode ir fazendo com os alunos, relatório de observação, sobre o que está acontecendo com as sementes dos copos, quais estão nascendo, quais não estão nascendo.
Você também pode, pedir para que eles façam desenhos dos diferentes estágios de desenvolvimento das plantinhas.
Resultado:
Ao final, quando as plantas já tiverem se desenvolvido, sente com os alunos e debatam sobre o porque algumas nasceram e outra não, sobre a coloração verde das folhas que terão tons diferentes.
Faça também, a observação do que aconteceu com a planta da caixa, que cresceu torta em direção a luz.
AS
PARTES DAS PLANTAS
As
plantas são formadas de raiz, caule, folhas, flores e frutos.
RAIZ:
ele fixa a planta no solo e
retira da terra água e sais minerais, necessários para o
desenvolvimento da planta.
CAULE:
sustentam as folhas, as flores e os frutos. Ele conduz a água e os
sais minerais da raiz para as folhas.
FOLHAS:
são responsáveis por fabricar o alimento da planta, respirar e
transpirar.
FLORES:
são os órgão de
reprodução das plantas.
FRUTOS:
protegem a semente.
Referências das imagens: colorir.com