quarta-feira, 4 de março de 2020

Planos de aula: as plantas 2º ano

Planos de aula: as plantas 

2º ano


Habilidades da BNCC a serem trabalhadas:


(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

(EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.

(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.



A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS



As plantas e os animais são seres vivos, pois nascem, crescem se reproduzem e morrem.
A diferença entre eles é que as plantas são capazes de produzir seu próprio alimento.
Essa característica das plantas é muito importante, pois é através do processo de produção do seu que alimento (fotossíntese) que elas liberam oxigênio que respiramos.
As plantas também são a base da nossa alimentação.




RESPONDA NO CADERNO:


1) Por que as plantas são consideradas seres vivos?

2) Por que as plantas são importantes para nós?








ONDE VIVEM AS PLANTAS



As Plantas vivem em diferentes ambientes, e são classificadas de acordo com esses ambientes:


- Plantas terrestres: são aquelas que vivem na terra.
Exemplos: árvores, rosas, grama, entre outras.


- Plantas aquáticas: são aquelas que vivem na água.
Exemplos: Vitória régia, flor de lótus, igarapé, entre outras.


- Plantas aéreas: são aquela que vivem presas nos galhos das árvores.
Exemplos: Orquídeas, samambaia, entre outras.






ESTUDO DO TEXTO

1) Preencha as lacunas:

a) As plantas ____________________, vivem presas nos galhos das árvores.

b) As plantas ______________________, vivem dentro da água.

c) As plantas ______________________, vivem na terra.


2) Desenhe um exemplo para cada ambiente das plantas:

a) Terrestre:









b) Aquático:









c) Aéreo:










DO QUE AS PLANTAS PRECISAM PARA VIVER?


Para viver as plantas precisam de:

- Solo: as plantas fixam suas raízes no solo. Do solo, elas retiram a água e sais minerais.

- Água: hidrata as plantas, evitando que elas sequem e morram.

- Sais Minerais: deixam a planta forte.

- Ar: as plantas precisam de ar para respirar e fabricar o seu alimento.

- Luz solar: o Sol é necessário para auxiliar as plantas na fabricação de seu alimento.

- Temperatura adequada.

- Espaço suficiente para se desenvolverem.











ATIVIDADE PRÁTICA


(EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.


Se na sua escola tiver um jardim ou área verde, você pode desenvolver a atividade prática nela. Mas, se não tiver, você pode realizar no pátio ou quadra.


Material:

- Copos vazios de iogurte(pode abordar o tema reciclagem);

- Faca (para furar os copos);

- Caixa de sapato;

- Terra;

- Água;

- Sementes de feijão/alpiste.

Desenvolvimento:

       Junto com as crianças, fure os copos de iogurte, falando sobre a importância de furar os potes, para que fique na terra somente a quantidade de água necessária para a sobrevivência da planta. 

            Se não furar para a água sair, a planta morre pelo excesso de água.

            Agora, peça que as crianças coloquem terra nos copos. 

            Após, todos terminarem de encher os copos, peça que furem um buraquinho com o dedo na terra no centro copo, e plantem a semente.

           Feito isso, separe os alunos de acordo com o que deve acontecer com os seus copos:

          - Serão colocados onde bate sol e aguados todos os dias;

         - Serão colocados onde bate sol e não serão aguados;

         - Serão colocados na sombra e aguados todos os dias;

         - Serão colocados na sombra e não serão aguados;

          E escolha alguns que deveram ficar dentro da caixa de papelão de acordo com as instruções abaixo:

          - Fure um círculo do lado da caixa de papelão;

          - Coloque o copo com a semente lá dentro e regue todos os dias.


Obs: Você pode ir fazendo com os alunos, relatório de observação, sobre o que está acontecendo com as sementes dos copos, quais estão nascendo, quais não estão nascendo.

         Você também pode, pedir para que eles façam desenhos dos diferentes estágios de desenvolvimento das plantinhas.



Resultado:

         Ao final, quando as plantas já tiverem se desenvolvido, sente com os alunos e debatam sobre o porque algumas nasceram e outra não, sobre a coloração verde das folhas que terão tons diferentes.

         Faça também, a observação do que aconteceu com a planta da caixa, que cresceu torta em direção a luz.






AS PARTES DAS PLANTAS



As plantas são formadas de raiz, caule, folhas, flores e frutos.

RAIZ: ele fixa a planta no solo e retira da terra água e sais minerais, necessários para o desenvolvimento da planta.

CAULE: sustentam as folhas, as flores e os frutos. Ele conduz a água e os sais minerais da raiz para as folhas.

FOLHAS: são responsáveis por fabricar o alimento da planta, respirar e transpirar.

FLORES: são os órgão de reprodução das plantas.

FRUTOS: protegem a semente.

            









Referências das imagens: colorir.com