Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a educação infantil de acordo com a BNCC, são:
Campo de experiências “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a educação infantil de acordo com a BNCC, são:
Campo de experiências “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
* Campo de experiências “o eu, o outro e o nós”.
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Dicas: O professor pode começar a aula fazendo uma roda de conversa com as crianças, introduzindo as seguintes perguntas:
- Qual a minha cor favorita?
- O que eu mais gosto de fazer?
- Qual brinquedo eu mais gosto?
- Com quem eu gosto de brincar?
- Quantas pessoas moram comigo?
- Como é minha casa?
- O que mais gosto na minha casa?
Em seguida, o professor pode pegar um espelho e pedir para as crianças se olharem no espelho e responderem:
- Como eu sou?
- Qual a cor do meu cabelo?
- Qual a cor do meu olho?
- Qual a minha cor?
O professor pode trabalhar as diferenças e respeito por elas:
- Aqui na sala, todas as crianças são iguais?
- Todos temos a mesma altura?
- Nossos cabelos são iguais?
- A nossa pele tem a mesma cor?
Depois de conversar com as crianças, o professor deve aplicar as folhas de atividades para eles fazerem os desenhos. As atividades podem ser aplicadas em dias diferentes, para não ficar cansativo para as crianças.