Plano de aula: A primavera da lagarta
Olá, o plano de aula a seguir é trabalhado de maneira interdisciplinar.
Ele pode ser usado para turmas do 3º anos ou 4º anos.
1º momento(aula): Português: leitura e interpretação do texto.
2º momento(aula): Reconto: No caderno de produção de texto, faça um reconto da história.
3º momento(aula): Ditado colado: Cole as palavras no quadro. Uma para cada aluno.
As palavras estão com a grafia errada ou faltando letras.
Quando o aluno for chamado, deve escolher uma palavra e dizer o que está errado nela, e escrever a forma correta abaixo.
Após todos irem no quadro, retire as ficham com as escritas erradas, e peça para os alunos copiarem as palavras corretas no caderno.
Você pode também pedir que os alunos escolham 3 palavras e faça três frases. Sendo que, você também pode escolher os sinais de pontuação que as frases deverão ter.
4º momento(aula): Artes: Usando somente cores primárias, faça um lindo desenho para ilustrar a história.
5º momento(aula): Produção de texto: Observando os personagens e suas falas, crie uma história em quadrinhos para o texto.
* Bullying: Vocês podem usar as perguntas abaixo para debater com os alunos sobre o bullying.
- Quais apelidos os insetos usavam para se referir a lagarta?
- Vocês acham correto, apelidar os outros?
- Será que os insetos eram tão perfeitos assim?
- Se fosse a lagarta que tivesse colocado apelido nos outros insetos, vocês acham que eles iriam gostar?
* Valores: Vocês podem usar e ressaltar os valores abaixo:
- Respeito as diferenças;
- Solidariedade;
- Amor próprio;
Quais lições do texto podemos tirar para nossa vida?
No final desse momento, você pode fazer com os alunos, uma árvore com os valores que podem ser retirados do texto.
O tronco pode ser feito de papel marrom e as folhas verdes com os valores escritos.
7º momento(aula): Ciências: Passe o vídeo explicativo para as crianças.
Obs: Há diversos vídeos no youtube sobre o tema, mas achei esse bem detalhado e rico.
Atividades(passar no quadro):
1) Quais são os estágios da vida de uma borboleta?
2) O que é pupa?
3) O que é metamorfose?
4) O que é crisalida?
5) O que as borboletas comem?
6) Por que as borboletas são tão importantes?
7) Colorir o desenho abaixo e escrever os nomes das fases da vida das borboletas:
Fonte da imagem; https://asnovidades.com.br/2010/ciclo-de-vida-da-borboleta-para-colorir/ |
Avaliação diagnóstica: ela pode ocorrer através da observação dos alunos durante a realização das atividades,, bem como elaboração de atividades avaliativas dissertativas.