sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Bingo da multiplicação emoticons


Objetivo: Trabalhar a multiplicação dos números, a atenção e o raciocínio.

Esse bingo pode ser jogado de dois jeitos, o professor escolhe o jeito que me melhor se adapta a sua turma:

Jeito 1: Separar a sala em duplas. Distribuir uma cartela para cada dupla. Em seguida sortear as continhas, a dupla que responder o resultado certo primeiro ganha um ponto. No final, ganha a dupla que preencher a cartela primeiro e a dupla que tiver mais pontos nas respostas certas.

Jeito 2: O professor sorteia as operações e os alunos marcam os resultados.


Dicas: # Esse jogo pode ser impresso diretamente no papel vergê.            
           # As peças para o sorteio já tem o resultado impresso, facilitando assim na hora da correção das cartelas.         
           # Pode ser jogado também individualmente.


















Tabuada multiplicação emoticons











Jogo da memória emoticons


Objetivo: Trabalhar as emoções, a atenção, o raciocínio e a socialização.

Desenvolvimento da atividade: A dupla de alunos receberá o jogo da memória, deverão misturar as cartas na mão e em seguida colocá-las com o verso para cima. Logo após um aluno deverá iniciar o jogo virando duas cartas, se forem iguais ele as tira e deixa do seu lado, se forem diferentes ele as vira novamente.


Dicas: # Esse jogo pode ser impresso diretamente no papel vergê.           
           # Para melhor duração deve-se plastificar.








Jogo sequência de cores


Objetivo: Desenvolver o raciocínio, a atenção e o foco.

Materiais: Pedaços retangulares de EVA em diversas cores (sendo duas partes maiores para fazer a base com as tampinhas onde serão encaixados os cilindros de EVA), tampinhas de garrafa pet, caixa de papelão, cola quente, fita crepe.


Construindo o jogo: 


Bases: Uma das bases irá ficar embaixo da caixa na hora do jogo, então é importante cortar um pedaço de EVA que caiba debaixo da sua caixa. Feito isso, deve-se colar as tampinhas com cola quente nos pedaços de EVA. Na foto podemos perceber que eu fiz uma base menor que a outra, eu fiz assim, pois a caixa que encontrei era pequena.






Cinlindros: Corte pedaços retangulares de EVA, sendo dois de cada cor. Depois cole com cola quente as laterais formando um cilindro. É importante medir a altura dos seus cilindros para ver se cabem dentro da caixa.


Caixa: Pegue qualquer caixa e a decore do seu jeito.





Desenvolvimento da atividade: Peça aos alunos para fazer duplas. Um aluno ficará com uma base, uma caixa, e um cilindro de cada cor. O outro aluno da dupla, ficará com um cilindro de cada cor e uma base. O aluno que está com a caixa, deve fazer uma sequência de cor na ordem que ele quiser.




Quando ele terminar, ele deve contar até dez, enquanto o outro aluno da dupla observa a sequência. Após chegar ao dez, ele cobre sua sequência com a caixa. O outro aluno deve tentar fazer a mesma sequência. Depois é só conferir se ele acertou a sequência, se não quantas ele conseguiu acertar.




Complete com a sílaba que falta



Objetivo: Ajudar na alfabetização reforçando a separação das palavras em sílabas. Trabalhando também a atenção e o raciocínio.

Desenvolvimento da atividade: O aluno receberá uma ficha com o desenho de um objeto e na frente o seu nome separado em sílabas, ele receberá também, três pequenas fichas dentre as quais uma é a sílaba que falta na palavra. Ele deve colocar a sílabas que falta no quadrinho que está faltando a sílaba.

Dicas:# Esse jogo pode ser impresso diretamente no papel vergê.       
         # Plastificar as peças para que não sujem e amassem, podendo assim serem utilizadas mais vezes.

















Dominó pequeno e grande


Ideal para a educação infantil.

Objetivo: Trabalhar os tamanhos, o raciocínio, a concentração e quando trabalhado em dupla ajuda a desenvolver a socialização.

Desenvolvimento da atividade: O aluno receberá o jogo de dominó e deverá colocar uma peça com uma figura, e logo depois colocar outra peça que tenha a mesma figura só que de um tamanho diferente. E assim por diante. Quando trabalhado em dupla, as peças devem ser divididas de modo que cada um ganhe a mesma quantidade, quem estiver com a palavra inicio começa o jogo, e assim por diante. Ganha o aluno que ficar sem nenhuma peça primeiro.

Dica: # Esse jogo pode ser impresso em papel vergê.










Fonte das imagens: Libre Office Writer