quarta-feira, 15 de julho de 2020

Plano de aula texto informativo: Qual a diferença entre a onça, o tigre e o leopardo?

      Plano de aula texto informativo: Qual a diferença entre a onça, o tigre e o leopardo? 



       Olá, o plano de aula a seguir é trabalhado de maneira interdisciplinar.

       O desenvolvimento do trabalho interdisciplinar é muito importante para o aprendizado dos alunos do ensino fundamental I. 
       Visto que, ele cria conexões entre os diferentes conteúdos, tornando o trabalho em sala de aula mais prazeroso e exploratório.

       Segundo as habilidades da BNCC, ele pode ser usado para alfabetizar turmas do 3º anos ou 4º anos.







1º momento:  Aula de português:
 
                    - Trabalhar a leitura e interpretação do texto.

                   - Falar sobre texto informativo: que é o texto que tem a função de informar, esclarecer sobre um determinado assunto. No caso desse texto, é informar sobre as diferenças entre a onça, o tigre e o leopardo, incluindo aspectos físicos de cada um e lugar onde vivem.


Habilidades a serem desenvolvidas de acordo com a BNCC:


3º ano:


(EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.

(EF03LP09) Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.


4º ano:

(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.

(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).

(EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).






1º momento:  Produção de texto:





3º momento: Aula de matemática: 

                      - Resolver os problemas.

3º ano:

Habilidades a serem desenvolvidas de acordo com a BNCC:

(EF03MA19) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

(EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.








4º momento: Aula de artes:





Decomposição e composição de números

Alfabetização matemática: Composição e decomposição de  números



A atividade lúdica abaixo foi desenvolvida para ser trabalhada com o 2º ano do ensino fundamental I.


Habilidade a ser desenvolvida de acordo com a BNCC:

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.





Como fazer: - Imprimir as fichas em um papel firme(vergê, color 7, etc) e recortar;
 
                     - Imprimir e recortar as fichas com os números;

                     - O aluno deve tirar uma fichinha com o número e montar o sorvete decompondo o número.



Dica: As crianças podem montar os números em duplas ou trios, podendo fazer uma competição de quem consegue decompor mais números.