Plano de aula texto informativo: Qual
a diferença entre a onça, o tigre e o leopardo?
Olá, o plano de aula a seguir é trabalhado de maneira interdisciplinar.
O desenvolvimento do trabalho interdisciplinar é muito importante para o aprendizado dos alunos do ensino fundamental I.
Visto que, ele cria conexões entre os diferentes conteúdos, tornando o trabalho em sala de aula mais prazeroso e exploratório.
Segundo as habilidades da BNCC, ele pode ser usado para alfabetizar turmas do 3º anos ou 4º anos.
1º momento: Aula de português:
- Trabalhar a leitura e interpretação do texto.
- Falar sobre texto informativo: que é o texto que tem a função de informar, esclarecer sobre um determinado assunto. No caso desse texto, é informar sobre as diferenças entre a onça, o tigre e o leopardo, incluindo aspectos físicos de cada um e lugar onde vivem.
Habilidades a serem desenvolvidas de acordo com a BNCC:
3º ano:
(EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.
(EF03LP09) Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.
4º ano:
(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.
(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).
(EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).
1º momento: Produção de texto:
3º momento: Aula de matemática:
- Resolver os problemas.
3º ano:
Habilidades a serem desenvolvidas de acordo com a BNCC:
(EF03MA19) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.
(EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.
4º momento: Aula de artes: