sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Brincadeiras para educação infantil

Na Educação Infantil, as brincadeiras estão diretamente relacionadas aos campos de experiências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Elas não são listadas como uma “habilidade” isolada (como acontece no Ensino Fundamental), mas estão descritas dentro dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, principalmente no campo:

🧩 Campo de Experiência: "Corpo, gestos e movimentos"

Esse campo trata do uso do corpo nas interações e brincadeiras.
Um dos objetivos que descreve diretamente as brincadeiras é:

EI02CG01 (para crianças de 4 a 5 anos) — “Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e nas interações em diferentes espaços e tempos.”

Outros objetivos também se relacionam com o brincar:

🎭 Campo: "O eu, o outro e o nós"

EI02EO03 — “Brincar com diferentes parceiros, ampliando as possibilidades de comunicação e socialização.”
EI03EO03 — “Respeitar regras básicas de convívio social nas brincadeiras e demais atividades.”

🧠 Campo: "Traços, sons, cores e formas"

EI02TS01 — “Expressar-se por meio das artes visuais, música, dança e teatro, inclusive nas brincadeiras.”

📚 Em resumo:

As brincadeiras na BNCC da Educação Infantil:

  • são meio e fim do processo de aprendizagem;

  • aparecem nos campos de experiência (principalmente “Corpo, gestos e movimentos” e “O eu, o outro e o nós”);

  • estimulam imaginação, socialização, coordenação motora, linguagem e autonomia.

Abaixo você vai encontrar dicas de algumas brincadeiras que fazem sucesso na educação infantil:

🪁 1. Brincadeira do Espelho Mágico

Faixa etária: 4 a 5 anos
Objetivo (BNCC – EI02CG01): Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras.
Como fazer:
As crianças formam duplas. Uma delas é o “espelho” e deve imitar tudo que o colega faz: gestos, caretas, movimentos de braços e pernas. Depois, trocam os papéis.
Variante: fazer com música suave para trabalhar ritmo e concentração.
Desenvolve: coordenação motora, atenção e percepção corporal.


🎭 2. Brincadeira do Faz de Conta dos Profissionais

Faixa etária: 5 a 6 anos
Objetivo (BNCC – EI03EO03): Respeitar regras básicas de convívio social nas brincadeiras.
Como fazer:
Monte cantinhos com objetos que representem diferentes profissões (médico, professor, cozinheiro, bombeiro). As crianças escolhem qual querem representar e criam histórias.
Desenvolve: imaginação, oralidade, empatia e noção de regras sociais.


🎨 3. Brincadeira de Desenhar Brincadeiras

Faixa etária: 3 a 5 anos
Objetivo (BNCC – EI02TS01): Expressar-se por meio de diferentes linguagens artísticas.
Como fazer:
Após uma roda de conversa sobre brincadeiras preferidas (pular corda, bola, esconde-esconde), cada criança desenha sua brincadeira favorita. Depois, contam ao grupo o que desenharam.
Desenvolve: linguagem oral, expressão gráfica e afetividade.


🎵 4. Brincadeira Cantada “Ciranda das Brincadeiras”

Faixa etária: 4 a 6 anos
Objetivo (BNCC – EI02EO03): Brincar com diferentes parceiros, ampliando a comunicação e socialização.
Como fazer:
Em roda, cantem músicas tradicionais (“Ciranda, cirandinha”, “Escravos de Jó”). Ao final, cada criança escolhe uma brincadeira tradicional para o grupo fazer juntos.
Desenvolve: ritmo, memória, socialização e cultura popular.


🧩 5. Caça às Brincadeiras Antigas

Faixa etária: 5 a 6 anos
Objetivo (BNCC – EI03EO04): Valorizar a cultura e as tradições do grupo social.
Como fazer:
Peça que as famílias contem quais brincadeiras faziam na infância. As crianças trazem as ideias, e vocês experimentam na escola (pular elástico, queimada, bolinha de gude, amarelinha).
Desenvolve: vínculos entre gerações, cultura, cooperação e coordenação.


📸 6. Livro das Brincadeiras

Faixa etária: todas
Objetivo: Registrar e valorizar as experiências de brincar.
Como fazer:
Durante o mês, tire fotos das crianças brincando. Monte com elas um “Livro das Brincadeiras”, com legendas ditadas por elas.
Desenvolve: linguagem oral e escrita emergente, memória e protagonismo infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário