Brincadeiras para educação infantil
Na Educação Infantil, as brincadeiras estão diretamente relacionadas aos campos de experiências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).🧩 Campo de Experiência: "Corpo, gestos e movimentos"
Esse campo trata do uso do corpo nas interações e brincadeiras.
Um dos objetivos que descreve diretamente as brincadeiras é:
EI02CG01 (para crianças de 4 a 5 anos) — “Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e nas interações em diferentes espaços e tempos.”
Outros objetivos também se relacionam com o brincar:
🎭 Campo: "O eu, o outro e o nós"
EI02EO03 — “Brincar com diferentes parceiros, ampliando as possibilidades de comunicação e socialização.”
EI03EO03 — “Respeitar regras básicas de convívio social nas brincadeiras e demais atividades.”
🧠 Campo: "Traços, sons, cores e formas"
EI02TS01 — “Expressar-se por meio das artes visuais, música, dança e teatro, inclusive nas brincadeiras.”
📚 Em resumo:
As brincadeiras na BNCC da Educação Infantil:
-
são meio e fim do processo de aprendizagem;
-
aparecem nos campos de experiência (principalmente “Corpo, gestos e movimentos” e “O eu, o outro e o nós”);
- estimulam imaginação, socialização, coordenação motora, linguagem e autonomia.
🪁 1. Brincadeira do Espelho Mágico
Faixa etária: 4 a 5 anos
Objetivo (BNCC – EI02CG01): Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras.
Como fazer:
As crianças formam duplas. Uma delas é o “espelho” e deve imitar tudo que o colega faz: gestos, caretas, movimentos de braços e pernas. Depois, trocam os papéis.
Variante: fazer com música suave para trabalhar ritmo e concentração.
Desenvolve: coordenação motora, atenção e percepção corporal.
🎭 2. Brincadeira do Faz de Conta dos Profissionais
Faixa etária: 5 a 6 anos
Objetivo (BNCC – EI03EO03): Respeitar regras básicas de convívio social nas brincadeiras.
Como fazer:
Monte cantinhos com objetos que representem diferentes profissões (médico, professor, cozinheiro, bombeiro). As crianças escolhem qual querem representar e criam histórias.
Desenvolve: imaginação, oralidade, empatia e noção de regras sociais.
🎨 3. Brincadeira de Desenhar Brincadeiras
Faixa etária: 3 a 5 anos
Objetivo (BNCC – EI02TS01): Expressar-se por meio de diferentes linguagens artísticas.
Como fazer:
Após uma roda de conversa sobre brincadeiras preferidas (pular corda, bola, esconde-esconde), cada criança desenha sua brincadeira favorita. Depois, contam ao grupo o que desenharam.
Desenvolve: linguagem oral, expressão gráfica e afetividade.
🎵 4. Brincadeira Cantada “Ciranda das Brincadeiras”
Faixa etária: 4 a 6 anos
Objetivo (BNCC – EI02EO03): Brincar com diferentes parceiros, ampliando a comunicação e socialização.
Como fazer:
Em roda, cantem músicas tradicionais (“Ciranda, cirandinha”, “Escravos de Jó”). Ao final, cada criança escolhe uma brincadeira tradicional para o grupo fazer juntos.
Desenvolve: ritmo, memória, socialização e cultura popular.
🧩 5. Caça às Brincadeiras Antigas
Faixa etária: 5 a 6 anos
Objetivo (BNCC – EI03EO04): Valorizar a cultura e as tradições do grupo social.
Como fazer:
Peça que as famílias contem quais brincadeiras faziam na infância. As crianças trazem as ideias, e vocês experimentam na escola (pular elástico, queimada, bolinha de gude, amarelinha).
Desenvolve: vínculos entre gerações, cultura, cooperação e coordenação.
📸 6. Livro das Brincadeiras
Faixa etária: todas
Objetivo: Registrar e valorizar as experiências de brincar.
Como fazer:
Durante o mês, tire fotos das crianças brincando. Monte com elas um “Livro das Brincadeiras”, com legendas ditadas por elas.
Desenvolve: linguagem oral e escrita emergente, memória e protagonismo infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário