sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Interpretação de texto 5º ano

 Interpretação de texto 5º ano

A atividade de interpretação de texto para o 5º ano tem como objetivo desenvolver a compreensão leitora, a capacidade de análise e o pensamento crítico dos alunos. Por meio da leitura de um texto narrativo, os estudantes serão estimulados a identificar informações explícitas e implícitas, reconhecer o tema principal, compreender o sentido das palavras no contexto e refletir sobre a mensagem transmitida pelo autor.

Essa proposta busca ampliar o gosto pela leitura e fortalecer a autonomia leitora, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões de forma clara e coerente.

🔹 Objetivos:

  • Estimular o hábito da leitura e a compreensão textual;

  • Desenvolver a capacidade de interpretar diferentes gêneros textuais;

  • Ampliar o vocabulário e o repertório cultural dos alunos.


🎯 Habilidades da BNCC Trabalhadas:

  • EF15LP01: Ler e compreender, com autonomia, textos de diferentes gêneros, identificando o tema, o assunto e as informações principais.

  • EF15LP05: Inferir informações implícitas nos textos, com base em pistas linguísticas e contextuais.

  • EF15LP06: Estabelecer relações entre partes de um texto, reconhecendo causas e consequências, comparações e oposições.

  • EF15LP10: Produzir, com base em leitura e discussão de textos, respostas pessoais e críticas.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto para interpretação

O rei que queria alcançar a Lua

Era uma vez um rei muito mimado e teimoso. Todo mundo tinha de fazer exatamente o que ele desejava. Certa noite ele olhou pela janela e cismou que queria tocar a Lua. Simplesmente não se conformava com o fato de que a Lua fica longe de todos nós, até mesmo dos reis. Mandou construir uma torre altíssima, que chegasse até o céu. Pensava que subindo no topo da torre alcançaria a Lua. Mandou chamar vários construtores e todos lhe diziam a mesma coisa:

- Majestade, é impossível fazer uma torre dessa altura.

E o rei gritava:

- impossível é uma palavra proibida neste reino Eu quero a torre e ponto-final!

Ate que um carpinteiro falou:

- Majestade, se empilharmos mil moveis, acho que alcançaremos o céu!

O rei gostou tanto da ideia que obrigou todos os súditos a amontoar seus móveis. E pobre de quem se recusasse: era levado direto para a prisão!

Naturalmente, quando todos os móveis do reino foram empilhados, o rei descobriu que eles não conseguiam atingir o céu Então, mandou cortar todas as árvores do reino para fabricar mais móveis e colocá-los na pilha. Quando os carpinteiros que ele contratara acabaram seu trabalho, o rei teimoso sorriu satisfeito. Sua torre de móveis alcançava as nuvens. Rindo, gritando, ele correu e começou a escalar a pilha até chegar ao topo. E, quando percebeu que nem assim era capaz de tocar a Lua, gritou furioso:

- Quero mais móveis!

E um carpinteiro lhe respondeu:

- Impossível, não há mais madeira.

E o rei ordenou:

- Tire o móvel que está na base da pilha e traga-o para o topo, porque a palavra impossível é proibida no meu reino.

O carpinteiro obedeceu e o que aconteceu já se sabe a pilha desmoronou e o rei despencou lá de cima. E foi assim que terminou a história do rei teimoso.


PRlETO,Heloisa. Lá vem história: contos do folclore mundial.2 ed. São Paulo. Companhia das Letrinhas 1997 p 36-37 (História do folclore do Caribe)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogo Stop das Emoções